Novela Vale Tudo - 1988


Como parte das coisas antigas que eu sempre quis assistir, a novela Vale Tudo de 1988 não poderia ficar de fora! Recentemente concluí o último capítulo e adorei toda história. Foram 204 capítulos ao total, e devo admitir que não foi á toda que o Brasil parou para ver o último capítulo e descobrir enfim quem assassinou a terrível Odete Roitman:


O tema da novela é até que ponto vale á pena ser honesto e politicamente correto no Brasil. De diversas formas a novela fala sobre política, sobre o que é certo e errado e nos deixa bastante intrigados com a atitude de Maria de Fátima (Glória Pires) que vendeu a casa onde morava com a mãe no início da novela, e com todo o dinheiro fugiu deixando a mãe, a Raquel (Regina Duarte), na rua. Muito bem bolado essas duas personagens, que apesar de serem mãe e filha, são muito diferentes. A Raquel é 100% politicamente correta, chega até ser ingenua, enquanto a Fátima é muito ambiciosa e mau caráter do tipo disposta á tudo para subir na vida. Gostei muito do final das duas, não poderia ter sido mais bem pensado.


Além da trama central (Raquel X Fátima) que mostra a Raquel enriquecendo com seu próprio esforço, primeiro vendendo lanche na praia, depois abrindo seu primeiro restaurante, em seguida uma rede deles até virar uma bem sucedida empresária, e a Fátima passando por cima de tudo (até da felicidade amorosa da Mãe) para se casar com um bom partido e embolsar alguns milhões, outros vários temas são abordados como o alcoolismo com a Helena Roitman (Renata Sorrah), a quase nenhuma preocupação das empresas de grande porte com o Brasil (para a época), a desvalorização do pobre brasileiro, e por aí vai. Não sei como o governo da época não vetou a novela... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comer Bem e Saudável na Pandemia

Whitney Elizabeth Houston

Memes Clássicos